Cuide de sua saúde e da saúde de sua família, dedetizando os ambientes em que vivem.
Controle de pragas e vetores urbanos como baratas, formigas, traças, pulgas e carrapatos com aplicação de isca em gel, pó químico, pulverização desalojante e residual e/ou utilização de armadilhas para monitoramento de acordo com infestação local.
Formigas
Formigas as diferenças de biologia e comportamento entre as diferentes espécies de formigas são acentuadas, variando desde a formiga doméstica conhecida como doceria, comum de se encontrar dentro de residências, infestando áreas alimentares, até em hospitais, contaminando soro fisiológico e outros equipamentos, até a formiga eminentemente rural conhecida como cortadeira, especializada em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a sua Sobrevivencia
Formiga Carpinteira - Camponotus spp
Importância: Podem ocasionar danos mecânicos e curto-circuitos em equipamentos eletrônicos. Podem veicular bactérias e fungos patogênicos ao homem quando presentes em hospitais e áreas de alimentação e causam incômodo por infestarem alimentos. Infestam madeiramentos internos e árvores. A maioria das espécies são agressivas quando molestadas, mordendo e expelindo ácido fórmico ativamente.
Formiga Faraó - Monomorium ssp
Importância: Por infestar equipamentos eletrônicos causam danos mecânicos e curto-circuitos. Quando presentes em ambientes hospitalares e de alimentação, podem veicular fungos e bactérias patogências ao homem. Causam incômodo pela simples presença por frequentar os alimentos.
Formiga Cabeçuda - Pheidole spp
Importância: Causam incômodo por infestar alimentos. Podem veicular bactérias e fungos patogênicos ao homem quando presentes em ambientes hospitalares e de alimentação. Quando infestam equipamentos eletrônicos, causam danos mecânicos e curto-circuitos.
Formiga Lavapés - Solenopsis saevissima
Importância: Atacam canteiros de mudas alimentando-se de plântulas, canteiros de minhocas, picam dolorosamente injetando veneno que causa alergia localizada, com casos de choque anafilático em pessoas mais sensíveis. Infestam equipamentos eletrônicos ocasionando danos mecânicos e curto-circuitos.
Baratinha ou alemãzinha - Blatella germânica
Importância: Vetor mecânico de patógenos abriga-se em cozinhas, depósitos de alimentos e embalagens, fornos, estufas, geladeiras, freezers, coifas, motores elétricos, dutos de eletricidade, sob pias e bancadas, interior e sob moinhos, máquinas de refrigerante e café, eletrodomésticos, sanitários e vestiários, frestas na alvenaria, gabinetes, armários embutidos e divisórias.
Barata de Esgoto - Periplaneta americana
Importância: Além de causarem asco as pessoas, são vetores mecânicos de patógenos, abrigam-se em caixas de esgoto e gordura, caixas d'água, quadros de energia elétrica e telefonia, galerias subterrâneas, cisternas, áreas de serviço, sanitários e vestiários, porões, sótãos, forros, jardins, áreas externas (onde ocorra o acúmulo de materiais).
Baratas são vetores que disseminam bactérias, fungos, vírus helmintos e protozoários patogênicos, causadores de enfermidades (conjuntivites, gastroenterites, infecções urinárias, toxinfecções alimentares, gangrena gasosa, infecção de ferimentos, pneumonia, alergia, verminoses, micoses, amebíase, giardíasc, poliomielite e hepatite, entre outras). Medidas preventivas: controle ambiental e sanitização. Deve-se interferir nas condições de abrigo e oferta de alimento.
Blattaria ou Blattodea é uma ordem deinsetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies (menos de 1%) são consideradas como sinantrópicas. Dentre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a atuação delas como vetores mecânicos de diversos patógenos bacterias, fungos, protozóarios, verminose vírus). As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a saúde de seres humanos.
Entre as espécies mais conhecidas pragas são a barata americana, Periplaneta americana, que mede cerca de 30 milímetros (1,2 in) de comprimento, a barata alemã, Blattella germanica, cerca de 15 milímetros (0,59 in) de comprimento, a barata asiática, Blattella asahinai, também cerca de 15 milímetros (0,59 in) de comprimento, e a barata Oriental, cerca de 25 milímetros (0,98 in). Baratas tropicais são muitas vezes muito maior, e os parentes extintos das baratas são as 'roachoids', como o Archimylacris Carbonífero e o Permiano Apthoroblattina não eram tão grandes como as maiores espécies modernas.